Momento de Investir na sua Bolsa de Valores

Efigenia Vieira, headhunter e CEO da Upside Executive Search

Tempo de leitura: 2min.

Você já descobriu que o melhor dos investimentos é, e sempre será, em você? Competências alinhadas às necessidades de mercados em erupções e a capacidade criativa são as principais qualidades observadas pelos headhunters neste momento. Porém, você pode se perguntar: “Mas o mundo não parou?”. O mundo não parou e não irá parar. O mundo está se transformando, como todos nós.

As habilidades técnicas, advindas da formação acadêmica e de alguns conhecimentos adquiridos pela experiência profissional, cada vez mais, serão insuficientes para conquistar um espaço no mercado de trabalho. Para isso, é preciso trabalhar e adquirir habilidades comportamentais que sempre foram importantes, mas que agora são imprescindíveis. Para percebermos como as mudanças nesse quesito são velozes, observaremos as referências a seguir.

De acordo com um relatório do Institute for Business Value (IBV), da International Business Machines Corporation (IBM), a capacidade de se comunicar, efetivamente, em um contexto de negócios e recursos técnicos, e os conhecimentos sobre áreas como a engenharia e a matemática são alguns dos principais elementos que um profissional precisava dispor ou adquirir.

Em 2018, segundo dados do IBV, as habilidades mais procuradas foram: “gerenciamento de tempo e capacidade de priorizar”, além da “disposição para ser flexível, ágil e adaptável às mudanças”. No ano passado, as mesmas aptidões foram novamente eleitas. Também em 2019, os estudos realizados pelo instituto revelaram que 7,2 milhões de profissionais brasileiros precisavam adquirir novas competências de ordem comportamental.

O que chama a atenção nesse relatório não é apenas o fato de que milhões de trabalhadores brasileiros necessitavam atualizar as suas habilidades, e sim que, em apenas dois anos, as competências críticas mudaram consideravelmente. Com base em uma pesquisa realizada pelo LinkedIn e na jornada de mais de 20 anos da Upside Group, no mercado de executive search e advisory, aponto adiante quais são as habilidades de maior procura pelas empresas atualmente e que, também, serão buscadas hoje.

Há um grupo de habilidades responsável por dar destaque e sucesso a profissionais diferenciados e que são compostas pelos potenciais de criatividade, visão, colaboração, gestão do tempo e adaptação. As competências interpessoais, também, integram essa importante lista de qualificações, que são “macias” de aprender e estão diretamente ligadas às aptidões pessoais. Normalmente, elas são encontradas em pessoas com inteligência emocional desenvolvida e que considero, há anos, como competências duráveis. 

Nos projetos de headhunting da Upside, além dessas habilidades, também focamos amplamente em características como empatia, visão, resiliência, autoconsciência, coragem e perseverança, confiança e positividade, serenidade, capacidade de desenvolvimento de relações interpessoais, propósito, grau de acessibilidade e a poderosa e desde sempre adaptação.

Pela minha experiência, percebo que são capacidades leves, porém de grande valor. Com isso, sempre aconselho executivos e especialistas a desenvolverem essas competências, pois tais atitudes proporcionarão maior fluidez, espaço e preparo, para que essas pessoas possam criar o novo mundo corporativo.

Entendo também que, em meio às ameaças de qualquer natureza, é preciso ser o mais humano possível. Isso me faz lembrar do Inventário de Personalidade MBTI (Myers-Briggs Type Indicator), da terceira preferência – a afetividade. Para ser mais exata, trata-se do feeling, preterido no passado recente em muitas decisões, em que imperava o raciocínio lógico. A razão se sobrepunha à emoção e, naturalmente, em tudo impera o equilíbrio, principalmente agora.

Vejo que a transformação, no futuro desenhado hoje, possui como foco as pessoas. As grandes corporações, países e indivíduos já estão agindo amplamente nessa direção, que deixou de ser tendência. São os especialistas em “humanologia”. Não reparem a criação de palavras que, talvez, nem existam ainda. Associado a todos esses elementos, é vital que haja o conhecimento mais detalhado e profundo de si mesmo. O autoconhecimento traz benefícios não somente para a carreira profissional, mas, também, para a saúde e a empatia num novo planeta. O trabalho do autoconhecimento é a nova demanda. Tornar-se robusto emocionalmente. Esse é o chamado a partir de agora. Seguindo todos esses passos, a sua bolsa de valores pessoal sempre estará em alta.

Referências

IBM. Disponível em: <https://www.ibm.com/blogs/ibm-comunica/estudo-da-ibm-aponta-que-mais-de-7-milhoes-de-brasileiros-precisarao-de-recapacitacao-profissional-nos-proximos-tres-anos/> Acesso em 29 set. 2020.

RAMOS, Luiz Marcelo Alves. Os Tipos Psicológicos Na Psicologia Analítica De Carl Gustav Jung E O Inventário De Personalidade “myers-briggs Type Indicator (mbti)”. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/119065>. Acesso em 29 set. 2020.

# soluções# connection# euheadhunterevocê# tirandoosossego# olhosquebrilham# seculo21#

Escrito por Efigenia Vieira | 1 . outubro . 2020

×

Contato

  • Upside Group

  • R. Santa Catarina, 1631
    12º andar, Lourdes
    CEP.: 30170-081
  • Redes