Ressignificando Minha Carreira
Efigenia Vieira, headhunter e CEO da Upside Group
Tempo de leitura: 2min.
Ressignificar é dar novo significado.
Ressignificar, verbo “transitório”.
O tempo passa, não permanece, é transitivo, é 2020!!!
Mais uma vez planos e projetos a realizar.
Será que damos notícias de que caminhamos nos mesmos caminhos?
Afinal, quantas vezes esta cena se repetiu? Vou estudar e alcançar a tão sonhada fluência no idioma inglês, buscar por uma empresa e chefia que me valorizem mais, que me deem novos espaços. Vou aprender aprendendo os desafios de um mundo que mudou e que surpreenderá a cada dia. Vou me apaixonar por alguém que seja real, por minha carreira na descoberta da minha real vocação e felicidade ao realizar. Vou me alimentar saudável, trabalhar com os poucos adoráveis exercícios físicos. Enfim, perder peso. São muitos os elementos desta lista que me trarão, sobretudo, uma alegria imensa nestas conquistas.
Bom, vamos lá!
- Ampliar a consciência.
- Cuidar do meu bem-estar.
- Evoluir meu mindset.
- Ter atitudes que possam contribuir na solução de alguns entraves.
- Saber ouvir. Será que vou conseguir?
- Agradecer sempre e expandir a compaixão por mim, pelo outro, pelo mundo.
- Abrir a mente para o estar “junto”.
- Deixar a transformação fazer parte do meu cotidiano.
- Simplificar sempre.
Alguém já identificou um dos mais poderosos gatilhos para os planos se materializarem e fazerem parte da nossa vida?
Desacelerar. Sair do piloto automático, ter foco na trajetória. Estar presente na vida.
Enquanto profissional, é importante que você deixe claro em seus planos: a definição da sua área de atuação e um breve registro do que você está buscando e preparando para desfrutar (CEO, CFO, COO, Diretor de Logística e outros). Lembre-se: precisa estar aderente ao seu percurso e maturidade. Trata-se do seu objetivo profissional / carreira.
Leve em consideração os seguintes pilares: habilidades, conhecimentos, experiências, competências comportamentais, tais como a Inteligência Emocional que é tão difundida e pouco presente no dia a dia de muitos.
Conheço um exercício muito difundido que, talvez, possa ajudar.
Em uma folha em branco, desenhe duas colunas. Na coluna esquerda registre os 4 pilares acima. Na coluna da direita faça o mesmo. Agora, faça uma análise sobre o seu patrimônio profissional / prontidão para responder por cada item registrado. O quanto já alcançou.
Na sequência, é a vez de construir um planejamento da sua carreira.
Visivelmente registrado, é hora de estabelecer o percentual para chegar ao cargo desejado.
Agora que você tem o quadro acima, com as duas colunas, tente estabelecer a porcentagem que lhe falta para chegar ao cargo dos sonhos.
- Qual a porcentagem que você já tem das habilidades (já fala mesmo inglês)?
- Qual a porcentagem que você já tem dos conhecimentos (já concluiu aquela especialização)?
- Qual a porcentagem que você já tem das experiências adquiridas (“já tem 18 meses no seu cargo atual”)?
- Qual a porcentagem que você já tem dos comportamentos (já teve exposição a situações como resiliência, senso de realidade e autoestima)?
Para melhor materializar o que precisa alcançar, detalhe o planejamento em ações tangíveis.
O Que fazer, Como fazer e Quando fazer.
É importante ter claro se você precisará de um Assessment, com acompanhamento profissional, para legitimar sua autopercepção e caminhar rumo ao seu objetivo de carreira.
Um dado de extrema importância: tudo faz parte de realizações já alcançadas. Você dará continuidade ao muito que já conquistou.
Bora nessa!
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Escrito por Efigenia Vieira | 14 . agosto . 2020
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