A Cartola Mágica
Efigenia Vieira – CEO Upside Executive Search
Tempo de leitura: 2min.
Todos vivenciamos um mundo em ebulição. A rapidez é tamanha que mal conseguimos, não raras vezes, entender o que está acontecendo. Afinal, desta vez, quem são os protagonistas? Com palco e luzes, vivenciamos a entrada de consultorias internacionais de Executive Search, com discursos repletos de marketing, com supostas ações inovadoras arrebatando clientes em prol de um trabalho exemplar. Reforçam: ” Você terá o melhor dos trabalhos deste segmento”.
Não demorou para a maioria dos empresários perceber que há mais mídia do que resultado. Esse sentimento ficou ainda mais evidente após a retirada de campo silenciosa de quem se intitulava protagonista de uma nova geração – “Cartolas Mágicas do sucesso empresarial”. Uma prova irrefutável de que um discurso encantador, com grande vocabulário em inglês, não é suficiente para garantir o sucesso de uma empresa.
Tanto é que o marketing por ele mesmo não se garante por frases encantadoras nos discursos de jovens cheios de energia e vazios de conhecimentos. Profissionais incineradores, já que queimam dinheiro e credibilidade para comprar crescimento no market share, visibilidade, progressão, resultados muitas vezes, sem nenhuma perspectiva real. À medida que faturam não cobrem os custos operacionais. Não constroem riqueza para suas organizações e nem para as de seus clientes. O grande protagonista é um ralo implacável e feroz.
Os empresários devem se tornar cada vez mais cautelosos, evitando acumular prejuízos advindos de pura empolgação.
“Depois do otimismo e entusiasmo exacerbado, investidores que foram tomados pela onda de disrupção e de promessas de lucros fartos e rápidos, através da sonhada ‘captação dos melhores profissionais do mercado’ caem em si. Os números os fazem lembrar que o capitalismo é implacável e que de nada adianta um belo discurso se a última linha, a do resultado financeiro não for satisfatória.”
Além de mais conscientes da questão financeira, as consultorias maduras, e que realmente conhecem o mercado, se baseiam em valores que vão muito além do “crescer rápido e sair de cena”. Para elas, nada justifica o crescimento exponencial em detrimento da sustentabilidade econômica, social e ambiental. Ou seja, um modelo que só atende às necessidades de seus próprios fundadores.
A assertividade é nítida, transparente, sem mistérios. Além disso, é real, factível. Prosperam juntas, consultorias de Search e Desenvolvimento de Executivos, com seus clientes e fornecedores.
É possível que existam vários caminhos para o sucesso. Contudo, todos eles devem chegar a um único destino: a união entre lucro e propósito.
Desconfiem de milagres, de grandes conquistas sem o devido crescimento orgânico, vivência e maturidade empresarial são construídos no dia a dia de um trabalho mais complexo do que se possa imaginar.
Informações e discursos mirabolantes carecem de reflexão.
Naturalmente, que entre estas “Cartolas Mágicas”, podemos contar com pouquíssimos profissionais do Executive Search que possuem vocação e seriedade. A missão se volta para a maturidade no atendimento profissional. Os recursos financeiros não são buscados freneticamente e a qualquer preço. Advém da realização de um trabalho construtivo e maravilhoso.
#headhunterandyou#youarehired#innovation#solutions#connection#healthatwork#happiness#jobinterview#original
Escrito por Efigenia Vieira | 13 . agosto . 2020